Com toda a amabilidade, da assistência levanta-se um jovem e privadamente diz-me estranhar a inflamação que coloquei nas palavras.
Na percepção dele, o tom foi demasiado enfático para que a oportunidade fosse concedida aos argumentos de fluírem.
Concedo.
Uma convenção académica recomenda distanciamento crítico, o recuo de que depende a objectividade. Logo, da próxima esforçar-me-ei para que o equilíbrio de razão e emoção se mantenha ao longo de todo o discurso.
Sucede no entanto, em meu abono, que há temas e temas, e que alguns envolvem uma densidade evocativa que não pode ser alcançada com puro despojamento retórico – talvez fosse o caso.
Sucede também que algum ideal de "objectividade descarnada" não passa de uma pura ilusão, e de uma ilusão esterilizadora – embora deva admitir-se que tudo se resolve em termos de intensidade, de grau.
Falar de "Escolhas Trágicas", porventura de situações entre as mais trágicas que estão prometidas ao homem comum, não convoca somente a razão, não pode convocar somente a razão, não pode mobilizá-la em primeira linha, porque essa vanguarda está reservada para as emoções, de que a razão é mero instrumento, mera elaboração reordenadora e policiadora.
Usar a razão, sim – mas no registo celebrizado por David Hume: "reason is, and ought only to be, the slave of the passions" (Treatise of Human Nature).
Comunicamos pela razão; mas o que através dela comunicamos são sobretudo os nossos impulsos vitais e as nossas motivações existenciais – que não é a própria razão que dita.
Sem razão não sairíamos porventura do inarticulável, do inefável, do não-partilhável. Mas apenas com ela nada teríamos de substantivo a partilhar, ficaríamos ligados por comunhões meramente externas e formais, molduras vazias, esforços inúteis, becos sem saída: "Nous ne cherchons à connaître que parce que nous désirons de jouir, et il n'est pas possible de concevoir pourquoi celui qui n'aurait ni désirs ni craintes se donnerait la peine de raisonner" (J.-J. Rousseau, Discours sur l'Origine et les Fondement de l'Inégalité parmi les Hommes).
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